Futebol: os 10 momentos da década

Futebol 10 Momentos da Década
Já passaram 10 anos do novo milénio. Na altura, não se sabia muito bem desde quando começar a contar, se do ano 0, se do ano 1. Foi uma confusão.

Eu nunca discuti nada. A mim dava-me no mesmo, desde que começasse ali por volta do ano 2000, para podermos dizer que tivemos um excelente começo de milénio com o…

MOMENTO 10

Sporting campeão nacional de 1999/00. Ao fim de uma geração sem ganharmos o campeonato, as coisas foram como deveriam ser sempre. E, nesse ano, Paulinho Santos ainda apanhou na tromba.


MOMENTO 9

Em 2000/01, o Benfica termina em 6º lugar, mais próximo da linha de água do que do campeão. Estas coisas deveriam acontecer, não digo sempre, mas mais frequentemente, porque alegram bastante a outra metade dos portugueses.


MOMENTO 8

Boavista CampeaoAinda em 2000/01, o Boavista foi campeão nacional. Para os mais novos, o Boavista é um clube que, hoje em dia, está na 2ª divisão, que é na verdade a 3ª, e em risco de descer para a 3ª, que é na verdade a 4ª. O Sporting, depois de começar bem a década, tenta não seguir a mesmo caminho do Boavista.


MOMENTO 7

Numa conferência de imprensa, Jorge Jesus, treinador do Benfica, explica-nos que o futebol tem 5 momentos. Dois deles são ofensivos: o ataque posicional e a transição defesa-ataque (ou contra-golpe). Depois há dois momentos defensivos: a organização defensiva e a transição ataque-defesa (que antes era chamada, aparentemente, de re-or-ga-ni-za-ção posicional defensiva). Depois há outro momento que “ninguém no mundo disse”, foi Jorge Jesus “o primeiro a dizer, que é a estratégia posicional que é a bola parada”. Jorge Jesus também nos ensina que “o futebol não é uma ciência exacta. É uma ciência de cada um”.


MOMENTO 6

O treinador do Benfica ainda nos mostra o seu lado mais privado.


MOMENTO 5

Paulo Bento foi treinador do Sporting durante quatro anos e meio. Conseguiu levar a equipa a quatro segundos lugares, ganhou duas Taças de Portugal e duas Supertaças. Foi ainda finalista de duas Taças da Liga e teve excelentes prestações na Liga dos Campeões. Infelizmente para o Sporting, saiu. O Paulo Bento é muito melhor que o Sporting actual e sem este treinador o clube é ainda mais fraco. Não me admirava nada que, para o ano, Paulo Bento estivesse no Porto.


MOMENTO 4

Portugal Vice-Campeao Europeu 2004Scolari, treinador Campeão do Mundo, torna-se treinador da Selecção de Portugal em 2003. Com Scolari, Portugal torna-se Vice-Campeão Europeu em 2004 e quarto classificado no Campeonato do Mundo de 2006.


MOMENTO 3

Scolari bate num jogador sérvio que obviamente merece mas depois é castigado por isso.


MOMENTO 2

Cristiano Ronaldo torna-se no melhor jogador do mundo e na contratação mais cara da história do futebol, uma prova de como o Sporting, em doses pequenas, até pode fazer bem.


MOMENTO 1

O FC Porto de José Mourinho ganha tudo e mais alguma coisa em 2002/3 e 2003/4, o que deixa cerca de metade da população portuguesa insatisfeita.



[publicado originalmente em Magazon]


FUTEBOL

Leave a Reply