Quem vai ser o campeão de Natal?

Campeão de Natal 2009

Benfica pode chegar ao terceiro lugar.

O campeonato está a animar. Os três grandes, Benfica, Porto e Sporting de Braga, estão cada vez mais próximos e o outro Sporting continua à frente do seu grande rival, o Setúbal.

Na verdade, neste fim-de-semana que passou tudo foi mais ou menos normal. Eu e os outros 17 sportinguistas espalhados pelo mundo tivemos de deixar de pensar que, com um bocado de sorte, o Carvalhal até seria tipo para resolver os nossos problemas. Perdemos 1-0, em casa, contra o Leiria. Fizemos tudo para ganhar, mas está visto que não conseguimos lá chegar com arbitragens isentas.

Além de que o Leiria até que é uma boa equipa. Não nos podemos esquecer que foi treinada pelo Jorge Jesus e pelo Mourinho, respectivamente o melhor e o segundo melhor treinadores do mundo, coisa de que, infelizmente não nos podemos gabar.

O nosso presidente diz que “vai haver presentes no sapatinho dos sportinguistas” e isto, ao contrário do que possa parecer, não é uma afirmação infantilóide coisa nenhuma, não é como quem dá um chocolate ao miúdo para ver se ele deixa de dar pontapés ao irmão. Não. É mais na linha de “o novo treinador do Sporting vai ser uma surpresa!”, também da autoria do nosso presidente. Ele sabe que agradou e que nós adorámos todos a surpresa e agora vamos de certeza todos adorar os vários Caicedos que ele nos vai pôr no sapatinho.

Com sorte talvez até já estejamos a preparar a próxima época, o que nos daria uma grande vantagem competitiva em relação aos nossos adversários. Porque com cinco meses de avanço, de certeza que para o ano é que é.

O Benfica bem que se esforçou e mereceu o empate no campo de Olhão, _in The Algarve_. Mas isto para o Glorioso soube a pouco porque o Benfica é, de longe, a melhor equipa portuguesa (*) e qualquer coisa menos que uma cabazada, hoje em dia, assusta mesmo o adepto mais intrépido.

Entretanto, os benfiquistas também já devem ter percebido que vitórias por 37-1 (frango do Quim) ou mesmo por 152-1 (frango do Quim), só valem três pontos e que o Porto afinal até pode ser tão bom quanto eles.

Portanto, os adeptos do clube da Luz devem estar agora um tudo-nada menos eufóricos. Não só empataram, como já devem ter começado a perceber que o Porto está mesmo ali pertinho e que no Domingo vai haver um Benfica-Porto, o segundo clássico mais importante do futebol sul-americano. Se tudo correr mal neste jogo, o Benfica pode cair para terceiro lugar. Ao mesmo tempo, se conseguir ganhar por 18-1 (frango do Quim), a vitória só vai valer três pontos.

Por último, para os sportinguistas mais afectados, nos quais me incluo, aqui fica uma oportunidade única de ser campeão nacional ainda esta época: torcer pelo Dínamo de Tirana que, com mais 12 pontos do que o segundo classificado do campeonato albanês, só com dificuldade vai deixar escapar o título.

Só desejo, lá para Maio, poder partilhar esta alegria com os adeptos de seja lá quem for que se venha a tornar campeão nacional em Portugal!

Para quem continua a querer emoções fortes, o campeonato albanês tem outros clubes dignos de escolha, como o Shkumbini, o Laçi ou mesmo o Kastrioti, porque não?, que estão ali no meio da tabela, como o Sporting na Liga portuguesa, mas com a vantagem de não terem lá jogadores como o Djaló, o Postiga ou o Grimi.

(*) De acordo com o jornal “O Benfica”.


[publicado originalmente em Magazon]


FUTEBOL

Leave a Reply